Partindo da ideia de Maia e
Matar, “a EaD é uma modalidade de
educação em que professores e alunos estão separados, planejada por
instituições e que utiliza diversas tecnologias de comunicação", podemos
encontrar uma definição da educação a distância. Em razão de não haver um
contato entre professor aluno, é que essa modalidade vem sendo muito criticada
em nossa sociedade.
Em razão disso, o MEC, desde
2010, vem comparando os resultados dos alunos no Exame Nacional de Desempenho
de Estudantes (ENADE) e os resultados, em algumas áreas, tem sido favorável a
EaD.
O sucesso dessa modalidade tem
apresentado quando a instituição de ensino tem se preocupado em proporcionar um
bom diálogo entre tutor e aluno e fornecido ao aluno um material didático com
qualidade.
Podemos observar na pedagogia
sociocontrutivistas, baseada em Piaget, Vygostsky e Dewey, que educação não é
simplesmente transmitir informações, mas sim uma comunicação de duas mãos, proporcionando
oportunidades para interações entre professores e alunos, e isto tem se mostrado
muito positivo na EaD.
O Ministério da Educação autoriza
que 20% dos cursos superiores possam ser oferecidos a distância. E outros são
autorizados a ofertar totalmente a distância, sendo obrigatória a presença do
aluno apenas nas provas finais que deverão ser necessariamente presenciais.
O que pode-se observar, é um
grande crescimento nessa modalidade e muita preocupação por parte dos órgãos
públicos em regulamentar e estruturar da melhor forma possível, proporcionando
uma educação de qualidade.
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