sábado, 1 de outubro de 2011

EaD no Brasil


Partindo da ideia de Maia e Matar, “a EaD é uma modalidade de educação em que professores e alunos estão separados, planejada por instituições e que utiliza diversas tecnologias de comunicação", podemos encontrar uma definição da educação a distância. Em razão de não haver um contato entre professor aluno, é que essa modalidade vem sendo muito criticada em nossa sociedade.
Em razão disso, o MEC, desde 2010, vem comparando os resultados dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e os resultados, em algumas áreas, tem sido favorável a EaD.
O sucesso dessa modalidade tem apresentado quando a instituição de ensino tem se preocupado em proporcionar um bom diálogo entre tutor e aluno e fornecido ao aluno um material didático com qualidade.
Podemos observar na pedagogia sociocontrutivistas, baseada em Piaget, Vygostsky e Dewey, que educação não é simplesmente transmitir informações, mas sim uma comunicação de duas mãos, proporcionando oportunidades para interações entre professores e alunos, e isto tem se mostrado muito positivo na EaD.
O Ministério da Educação autoriza que 20% dos cursos superiores possam ser oferecidos a distância. E outros são autorizados a ofertar totalmente a distância, sendo obrigatória a presença do aluno apenas nas provas finais que deverão ser necessariamente presenciais.
O que pode-se observar, é um grande crescimento nessa modalidade e muita preocupação por parte dos órgãos públicos em regulamentar e estruturar da melhor forma possível, proporcionando uma educação de qualidade.



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